• Félix Rodrigues

12 casos positivos nos Açores: 7 em São Miguel e 5 na ilha Terceira

A Autoridade de Saúde Regional informa que, decorrentes das 1.641 análises realizadas nas últimas 24 horas nos dois laboratórios de referência da Região, foram diagnosticados 12 casos positivos de COVID-19, dos quais sete na ilha de São Miguel e cinco na ilha Terceira, e registadas nove recuperações, sendo oito na ilha de São Miguel e uma na ilha de São Jorge.

No âmbito do rastreio realizado a quem chega à Região, foi detetado um caso positivo na ilha de São Miguel, correspondente a um indivíduo do sexo feminino, de 25 anos, não residente na Região, proveniente de ligação aérea com território continental português, que foi diagnosticado através de teste de despiste ao SARS-CoV-2 realizado à chegada.

No contexto da investigação epidemiológica relacionada com um estabelecimento de diversão em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, foi diagnosticado um indivíduo do sexo feminino, de 27 anos.

Na ilha de São Miguel foram ainda diagnosticados um indivíduo do sexo feminino, de 19 anos, e um indivíduo do sexo masculino, de 48 anos, relacionados com a cadeia de transmissão em investigação epidemiológica centrada na Ribeira Grande.

Foram também diagnosticados, na ilha de São Miguel, dois indivíduos do sexo feminino, de 25 e 34 anos, e um indivíduo do sexo masculino, de 51 anos, no seguimento do surgimento de sintomas, estando os casos em investigação epidemiológica.

No concelho da Praia da Vitoria, na ilha Terceira, foram detetadas duas novas cadeias de transmissão, com origem em indivíduos provenientes do exterior.

No âmbito da primeira cadeia, foi diagnosticado um indivíduo do sexo masculino, de 37 anos, enquanto, na segunda cadeia, foram detetados três casos positivos, correspondentes a indivíduos do sexo feminino, com idades compreendidas entre 52 e 86 anos de idade.

Ainda na ilha Terceira, e no contexto da cadeia de transmissão associada a um restaurante na freguesia de São Mateus, foi diagnosticado um indivíduo do sexo masculino, de 21 anos.

Salienta-se que todos os contactos próximos cumpriam isolamento profilático desde a sua identificação pela Delegação de Saúde Concelhia.

Foram registadas nove recuperações, sendo oito na ilha de São Miguel, correspondentes a dois indivíduos do sexo feminino, de 40 e 45 anos de idade, e seis indivíduos do sexo masculino, entre 18 e 80 anos, e uma na ilha de São Jorge, reportando a um indivíduo do sexo masculino, de 29 anos.

Importa referir que foi estabelecida ligação epidemiológica entre a cadeia de transmissão associada a um estabelecimento de ensino superior ontem reportada na ilha de São Miguel e a referente a um estabelecimento de diversão situado em Ponta Delgada, levando à reconfiguração das cadeias.

Deste modo, a Região conta agora com 13 cadeias de transmissão extintas e 12 cadeias de transmissão ativas, sendo estas cinco na ilha de São Miguel, quatro na ilha Terceira, duas partilhadas entre a ilha de São Miguel e a ilha de São Jorge e uma na ilha de São Jorge.

Fotografia ilustrativa da estátua de Vasco da Gama em Angra do Heroísmo, ilha Terceira, de Deja Braulio.


164 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores