• Félix Rodrigues

1278 casos de Covid-19 é um número muito elevado para Portugal

Creio que quem lê os meus posts diário sobre a análise da evolução da pandemia em Portugal, não procura saber os números do dia, mas sim ver uma pequena análise de evolução do estado da pandemia nomeadamente do estado da morbilidade e letalidade.

Há mais de uma semana que previa que atingíssemos valores como os de hoje, mas felizmente os 1278 novos casos de hoje vem com um atraso, relativamente à previsão de cerca de semana e meia e não há sinais de abrandamento, até pelo contrário, os sinais são de crescimento, mas não com uma tendência exponencial ainda. Quer isso dizer que na próxima semana andaremos com uma média diária de novos casos em torno dos 1000, com oscilações que estão sujeitas a vários factores, sendo um dos mais nítidos o efeito de fim de semana que tende a descer o número de casos ao domingo, segunda e terça-feira.

De ontem para hoje o número de óbitos voltou a aumentar (10 óbitos) com uma mortalidade acrescida de ontem para hoje, relativamente ao mesmo dia do ano passado de 25 óbitos. Se tivéssemos em conta apenas os números de hoje, há mais 15 óbitos em excesso que não são explicados por Covid-19, com a mesma lógica que ontem exemplifiquei.

O mundo já ultrapassou os 36 milhões de infetados, e o Brasil, atingiu a marca dos 5 milhões de infetados, e a epidemia nesse país está a decrescer lentamente.

Portugal passou hoje à frente, em termos de infeção, da Bielorrússia, Honduras e Etiópia porque tem um acumulado de 82534 infetados. Os óbitos acumulados de Portugal (2050) são apenas menores em número acumulado dos que foram oficialmente registados nas Honduras. A nossa letalidade global é hoje de 2,48%, e se contabilizada no dia, seria de 0,78%. No entanto se considerarmos o excesso de mortalidade de hoje, todo ele associado a Covid-19, seria de 1,96%, o que significa que em qualquer dos casos está a baixar em relação à nossa própria média.



Félix Rodrigues


71 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores