• Félix Rodrigues

82 mortes e 4935 infetados

Os números são cada vez mais preocupantes no país, especialmente o número de óbitos por Covid-19 em Portugal. Relativamente à mortalidade global diária, temos neste dia, comparado com o mesmo dia do ano passado, mais 37,5% de óbitos. Isso é assustador. Se fosse em relação a ontem, a percentagem seria de mais 22%, em relação a anteontem de mais 20%, o que indicia que a Covid-19 está a matar muita gente diáriamente se o número de óbitos se mantiver nesse nível.

A infeção está elevada também, e tal como se disse ontem, os números desse dia eram artificiais e hoje iriam crescer. Assim aconteceu: temos mais 4935 novos casos de infecção. Temos mais cadeias de transmissão, o que significa que temos menos liberdade, menos economia, menos saúde.

Se, de acordo com um comentador televisivo, 98% dos portugueses se portam bem, implica que temos que aumentar essa percentagem, pois mesmo que sejam 0,5% dos portugueses a não tomar cuidado, o crescimento da infeção será sempre exponencial, o que implica que há um risco elevadíssimo das coisas se descontrolarem mesmo que sejam só dois ou três infetados.

Temos que ser cada vez mais responsáveis pelos nossos atos, mas também pelos atos dos outros.

Fotografia ilustrativa de Voice of America.



Félix Rodrigues


48 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores