• Félix Rodrigues

A caminho de nos equipararmos à China, em número absoluto de casos de infecção

Não temos hoje, nem amanhã, nem terça-feira, uma diminuição de casos reais de Covid-19 em Portugal. Hoje temos mais 1090 casos de infeção que aparenta ser uma redução se comparados com os valores de ontem (1646 casos). Essa redução é o típico efeito de fim de semana onde o número de testes se reduz e como tal se detetam menos infeções . No entanto, a mortalidade não tem esse efeito de fim de semana, porque em termos de óbitos interessa o dia em que um indivíduo morre, seja ele um domingo ou outro dia qualquer. O sistema nacional para registo de óbitos está muito bem atualizado e a funcionar há mais de uma década. É por isso que hoje temos 13 óbitos por Covid-19, mais do que ontem, mas esse número de óbitos não se correlaciona com o número de infetados no dia, mas sim com o número de infetados em dias ou semanas anteriores. Crescendo os óbitos implica que cresce a infeção apesar de no global a letalidade no país ter vindo a descer desde o início da pandemia, mas nos últimos tempos voltou a crescer.

Continuaremos a crescer pelo menos nos próximos 15 dias, a velocidade a que crescemos é que pode variar muito. Continuaremos a ter uma letalidade média mais elevada do que na fase situada entre a primeira vaga e esta segunda grande vaga.

Até hoje acumulámos 86664 infetados e 2080 óbitos.

Os Estados Unidos e a Índia, cada um têm mais de 7 milhões de infetados e o Brasil já chegou aos 5 milhões de infetados. Colômbia, Argentina, Espanha, Peru e México caminham a passos largos para cada um deles ter no seu território 1 milhão de infetados. Para a semana, o número de infetados em Portugal ultrapassará o número de infetados na China. De facto dizer-se que estaremos ao mesmo nível da China é uma comparação surrealista, mas revela que, se os nossos números e os números dos chineses estiverem certos deveríamos ter aprendido muito com eles, porque no meio disso tudo foram e são os que melhor lidaram com a pandemia.

A fotografia ilustrativa da Plataforma Media.



Félix Rodrigues

117 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores