• Félix Rodrigues

A importância do ato de votar

Recupero aqui um artigo do Expresso de antes da pandemia. Quem nos Açores evocar a pandemia para não votar é porque não vive "neste mundo", uma vez que não temos qualquer cadeia de transmissão comunitária.

Dizia o Expresso que "Votar é falar, é dizer o que queremos, é escolher, participar, estar atento. É um dever cívico e um direito pelo qual muitas pessoas lutaram, mas lutaram mesmo, pois algumas até deram a vida por isso". "Vamos tomar decisões importantes sobre a nossa vida coletiva. E as decisões só podem ser bem tomadas se as pessoas participarem. Deixar a uma pequena minoria as decisões sobre a nossa vida coletiva é um erro” (Catarina Martins).

“A democracia fica sempre incompleta de cada vez que as pessoas deixem que outros decidam com ela” (Assunção Cristas).

"A abstenção é o maior adversário dos democratas e, por isso, o direito que demorou e custou tanto a ganhar em Portugal deve ser exercido. Esse é o principal apelo aos portugueses hoje: é que votem pelos Açores e pela nossa democracia" (adaptado de Pedro Marques).

“Votar é liberdade” (Jerónimo de Sousa).

"As pessoas têm tantos partidos à escolha, mais a possibilidade de voto branco e voto nulo, portanto não se justifica não votarem" (Rui Rio).

"Há pulsões muito fortes nos Açores, há pulsões liberticidas, há pessoas e poderes que não convivem com a liberdade nem com o pluralismo e, portanto, votar, independentemente do partido em que se vota, é, em si, um ato que, mais do que o projeto autonomista, reforça a democracia na em Portugal, a liberdade e a Paz." (adaptada de Marinho e Pinho).

Fotografia ilustrativa da Universidade do Porto.


Félix Rodrigues



11 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores