• Félix Rodrigues

A infecção continua a aumentar com mortalidade controlada

Assistimos, como era de esperar, pois hoje é domingo, que o número de casos diários de Covid-19 baixasse. Assim aconteceu havendo a registar hoje 320 novos casos, um número inferior ao da última sexta-feira (401), mas superior ao do último domingo (145). Isso significa que a infeção está a aumentar no país.

Acumulam-se até hoje 57768 casos de infeção, a que se adicionam mais um óbito. A letalidade portuguesa tem estado baixo e mesmo considerando o número de óbitos por milhão de habitantes, não estamos entre os países mais “mortíferos”. Totalizam-se até hoje 1816 óbitos.

O maior estudo realizado no mundo com pacientes com Covid-19 demonstrou que as crianças e adolescentes têm menores probabilidades do que adultos de desenvolver Covid-19 grave ou morrer da doença, mas a obesidade, a etnia negra e a idade inferior a um mês são fatores que aumentam o risco de uma criança ser internada em cuidados intensivos com a doença. Significa isso que há um subgrupo de risco, dentro do grupo de menor risco.

Ontem, publicava-se no expresso uma notícia referente a um estudo encomendado pelo Banco Mundial, onde se conclui que a obesidade aumenta o risco de morte em 48%.

Com mais de 25 milhões de infetados no mundo, Portugal manter-se-á na sua posição na tabela mundial de infeção com tendência a subir e a apanhar alguns países, como aconteceu recentemente com Singapura. Atrás de Portugal estão países como a Nigéria e o Barém, com números diários mais baixos e infeção global mais baixa, todavia, a Etiópia (com 109,2 milhões de habitantes) tem a infeção a crescer muito, tendo neste momento 4954 casos oficiais de infeção e 770 óbitos oficias. Segue-se-lhe a Venezuela (com uma população estimada em 2018 de 28,87 milhões de pessoas) que regista oficialmente 44946 infetados e 375 óbitos.

Dependendo dos indicadores, Portugal ocupa posições distintas. Se considerarmos a infeção total estamos na 48ª posição dos países mais infetados. Se considerarmos o número de infetados por milhão de habitantes, ocupamos a 49ª posição. No número de mortes por milhão de habitantes, estamos na 37ª posição. No total de testes realizados estamos numa boa posição a 29ª.



Félix Rodrigues

58 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores