• Félix Rodrigues

Adaptação da lenda das Sete Cidades com o NEOWISE

Os reis das Sete Cidades, dessa terra encantada, tinham uma linda filha que não gostava de se sentir presa entre as muralhas do castelo e saía todos os dias para os campos. Adorava o verde e as flores, o canto dos pássaros, o mar no horizonte. Passeava-se pelas aldeias, pelos montes e pelos vales.

Ora, se isso fosse atual, veria o NEOWISE, tal como a fotografia de Paulo Pereira que captou o cometa sobre a bela lagoa de São Miguel.


Durante um dos seus passeios pelos campos, a princesa conheceu um pastor, filho de gente simples do campo que vinha do trabalho com os seus rebanhos. Conversaram quase toda uma tarde das coisas da vida, e viram que gostavam das mesmas coisas. Dessa conversa demorada veio a nascer o amor e passaram a encontrar-se todos os dias, jurando amores. Não havia cometa na altura.


No entanto a princesa já com o destino traçado pelos seus pais, tinha o casamento marcado com um príncipe de um reino vizinho. Se calhar de uma reino para onde ia o cometa, que na altura não poderia chamar-se NEOWISE porque ainda não havia satélites da NASA.


Quando os dois apaixonados se encontraram pela última vez, choraram tanto que junto aos seus pés aos poucos foram crescendo duas lagoas. Uma das lagoas, com águas de cor azul, nasceu das lágrimas derramadas pelos olhos também azuis da princesa. A outras, de cor verde, nasceu das lágrimas derramadas dos olhos também verdes do pastor. Talvez seja por isso que também o NEOWISE tem duas caudas.


Para o futuro ficou, reza a lenda, que se os dois apaixonados não puderam viver juntos para sempre, pelo menos as lagoas nascidas das suas lágrimas ficaram juntas para sempre, jamais se separaram. Talvez se separem na nova vinda do NEOWISE daqui a cerca de 7000 anos.



Adaptação de Félix Rodrigues

48 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores