• Félix Rodrigues

Algum alívio: Previsões para amanhã 25/9/2020

Portugal tem um acumulado de 71156 casos.

A previsão de ontem era termos hoje 71306. Falhou por 0,21%.

A taxa de variação da média móvel, calculada em 5 dias, reduziu bastante o seu crescimento situando-se hoje nos 0,90%. O número diário de casos apresenta hoje uma média móvel de 626 casos.

Depois de um país inteiro manter a respiração para ver os resultados de hoje, valeu-nos uma boa notícia.

Sopram ventos de Esperança em Portugal.

Depois de um dos meus indicadores estocásticos ter apontado um valor perto dos 1400 casos para hoje, ficamos apenas com menos de metade deste valor. Ainda bem que assim ocorreu.

A boa notícia é que, como podemos verificar no gráfico da média móvel a 5 dias, os valores começam a diminuir de forma acentuada, tendo atingido o seu máximo no período inicialmente previsto que deveria ocorrer entre 19 e 21 de setembro. Assim, é expectável que a evolução do número de casos, em Portugal, atinja o seu máximo ainda nesta semana de 20 a 26 de setembro.

Por isso, o mês de outubro começará com uma baixa gradual de casos, no entanto, mantendo o seu número relativamente elevado, acima dos 400 casos diários, devido à retoma das aulas, cujo reflexo global ,e efetivo, ocorrerá entre a primeira e a segunda semana de outubro.

Deste modo, o impacto deste vírus no Outono Português poderá já não ser tão violento como o esperado, podendo o país respirar um pouco mais, conseguindo assim manter serviços, comércio, e tudo o que envolve uma vida social profícua e saudável, num ritmo próximo do normal. Mas, para que esta normalidade volte gradualmente a fazer parte das nossas vidas, é preciso que as pessoas tomem cada vez mais consciência que o uso da máscara veio para ficar e que a prevenção tem de ser o primeiro pensamento do dia, ao acordar para mais um dia de vivência.

O modelo, no global, estima para amanhã um valor acumulado de 71790 casos, apontando para um erro máximo de 0,50%.



João Cabral

13 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores