• Félix Rodrigues

Ameaças às tartarugas



Leandra Filipa Mendes Ferreira, estudou no seu trabalho de fim de curso (Natureza e Património da Universidade dos Açores) lesões e óbitos causados em tartarugas marinhas por resíduos de origem antrópica.

Esses animais são ameaçados pelos plásticos do oceano que por vezes confundem com alimentos, pela pesca de arrasto, por redes abandonadas, por derrames de combustíveis, lavagem ilegal de tanques de petroleiros e por poluição luminosa, entre outras.

A proteção desses animais passa pela consciencialização ambiental e por legislação mais apertada a nível mundial. As causas de óbito das tartarugas nos Açores estão mais relacionadas com causas globais do que com causas locais.

A imagem refere-se a uma tartaruga verde (Chelonia mydas), que é estudada nos Açores. Trata-se se uma imagem do site SIARAM.

Essa espécie (Chelonia mydas) está distribuída por todos os oceanos, nas zonas de águas tropicais e subtropicais e de qualquer altitude do mundo, com duas populações distintas no Oceano Atlântico e no Oceano Pacífico.

Damos os parabéns à Leandra pela conclusão desta etapa da sua vida académica.


Texto de Félix Rodrigues

28 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores