• Félix Rodrigues

Análise diária da infecção em Portugal (17/7/2020): Mais um caso na Terceira e outro em São Miguel

Nos Açores temos hoje mais dois casos positivos de infecção por SARS-CoV-2: Um na ilha Terceira e outro na ilha de São Miguel.

O caso positivo de São Miguel foi aparentemente contagiado pelo caso das Flores de há 18 dias atrás. Só após 14 dias é que o teste deu positivo, pois tinha estado a dar resultados inconclusivos.

O caso da Terceira refere-se a um residente que desembarcou na ilha proveniente do continente num voo que aterrou no dia 14/7/2020. Ambos os indivíduos estavam e estão em isolamento.

Relativamente à situação nacional, temos hoje 312 novos casos de infecção e ultrapassamos a barreira dos 48000 infetados (48077 casos). Parece que não há forma de alterarmos essa trajetória.

No que se refere à mortalidade há a registar 3 novos óbitos, acumulando-se 1682 óbitos no país por Covid-19.

A mortalidade diária em Portugal por Covid-19 não é das mais baixas do mundo pois estamos situados entre a mortalidade mais baixa verificada num grande conjunto de países, mas muito abaixo da que se verifica no Reino Unido ou no total da União Europeia. Comparar Portugal com a União Europeia não faz sentido, mas já comparar a União Europeia com o Reino Unido faz. Sem Brexit, a União Europeia teria uma mortalidade diária extremamente elevada mas abaixo da dos Estados Unidos da América.

Não são necessários muitos comentários pois a leitura do gráfico do Financial Times é fácil.

Amanhã o mundo atingirá certamente os 14 milhões de infetados, e hoje, o Brasil já atingiu os seus dois milhões de infetados. A Índia também atingiu hoje o seu primeiro milhão de infetados.

A segunda vaga de infecção em Israel continua acelerada, com uma média de casos diários de infeção superior a 1000. A mortalidade nesse país é muito baixa. Brevemente Israel ficará à nossa frente na tabela mundial de países, ordenada por ordem decrescente de infecção acumulada.


Félix Rodrigues


80 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores