• Félix Rodrigues

Análise diária da infecção por SARS-CoV-2 em Portugal (11/7/2020): A monitorização

Temos hoje mais 342 casos de infeção em Portugal. Tal como ontem referi, era esperado que o número de casos no país descesse hoje, se se continuasse a verificar o efeito de fim-de-semana. E assim foi. É triste que se pense que a infeção desaparece ao fim de semana e se guardem análises para a segunda-feira seguinte. Ultrapassámos hoje a barreira dos 46 mil infetados (46221 casos).

Há hoje 200 casos não explicados que não batem bem com o acumulado. Se ontem tinhamos 45679 casos acumulados, como é que hoje temos oficialmente 46221, com um número de caso de 342 em vez de 542?

Afinal se continuarmos assim, não ficaremos atrás nem da Bélgica nem da Holanda e entraremos em mais umas quantas “listas negras”.

No que se refere ao número de óbitos, temos hoje mais 8, totalizando 1654, numa taxa de letalidade que se tem mantido constante.

Ninguém tem dúvidas da necessidade de, a partir desta pandemia, haver monitorização constante de surtos de SARS-CoV-2, a grande questão é como monitoriza-los.

Já há vários meses que têm aparecido estudos que detetam SARS-CoV-2 em águas residuais e que se percebe que essa monitorização pode identificar a infeção numa população. Acontece porém que essa monitorização é de macro escala e para evitarmos grandes surtos é importante termos uma monitorização de micro escala.

A partir da monitorização de águas residuais, nunca será possível dizer-se quantos casos existem numa dada região ou localidade, mas apenas se há muita ou pouca infeção e isso também implica que os resultados não podem ser comparados com outras localidades ou outras realidades. Quer queiramos quer não, a monitorização mais eficaz, terá mesmo que se meter na vida de cada um de nós.


Félix Rodrigues


73 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores