• Félix Rodrigues

Análise diária da infecção por SARS-CoV-2 em Portugal (15/7/2020): E que tal usar bem a máscara?

E….voltamos aos números diários de infecção por SARS-CoV-2 da semana passada. Hoje temos mais 375 novos casos de infecção no país. Os Açores continuam sem novos casos (informação de ontem) mas o país no seu todo continua a acumulá-los. São agora ao todo 47426 casos de infecção.

Relativamente ao número de óbitos temos hoje mais 8, numa tendência média crescente, com um acumulado de 1676 mortes. A letalidade está a baixar lentamente, em média, situando-se hoje nos 3,5%.

Não se tem observado controlo das cadeias de transmissão no país, o que significa que as medidas da semana passada não se têm manifestado ainda ou então não estão a ser eficazes.

E continuamos nos tempos de pragas. Sim, estamos no meio de uma praga: de um vírus, de alguma gente que só pensa em si e que imagina que a máscara é para os proteger a si e não aos outros. Não a coloca no nariz porque diz que não se importa de ser contagiado. A máscara não é um acessório de moda. Há gente que compara coisas que são comparáveis. Não é uma praga de gafanhotos de que falo, porque estes vêem-se e estão essencialmente na África Subsariana mas de um vírus que só se vê em laboratórios sofisticados e se deduz a sua existência pelas análises que se fazem.

Há ferro no sangue, mas não o vemos. Analisamo-lo.

Há bactérias no Árctico. Não as colhemos, mas outros já o fizeram e acreditámos. Aqui, acreditar não é algo religioso mas sim humano e de confiança uns nos outros.

Por favor, não me comparem nos comentários gripe com Covid-19, pois isso equivale a comparar SIDA com Cancro. Há coisas que não são comparáveis.

Na dúvida, que se cumpram com as regras que protegem os outros, mesmo que se entenda que não nos protegem a nós. Cada um de nós deveria exigi-lo, especialmente nos espaços públicos interiores.

Não vale a pena matarmo-nos com as discussões sobre o uso de máscara como ocorreu nos Estados Unidos, onde uma agente da polícia norte-americana atingiu mortalmente a tiro o suspeito de esfaquear um cliente num supermercado, depois de uma discussão sobre o uso de máscaras de protecção.





Félix Rodrigues

46 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores