• Félix Rodrigues

Análise diária da infecção por SARS-CoV-2 em Portugal (20/7/2020): Nós e Singapura

Hoje parece que temos boas notícias: o número de infetados parece ter reduzido substancialmente de ontem para hoje em Portugal: Temos apenas no país 135 novos casos de infeção, o que aparenta tratar-se de uma redução de 45% no número de casos. As reservas em aceitar esse número como fidedigno prende-se com o persistente efeito de “fim de semana” que se tem verificado no caso português, onde ocorre uma paralisação parcial das análises nos períodos de “fim de semana”. Amanhã verificar-se-á se continuamos com bons sinais. Até hoje acumulamos 48771 casos de infeção no país.

A mortalidade continua reduzida, tendo-se verificado apenas dois novos óbitos, totalizando agora as 1691 mortes por Covid-19 no país.

Em termos mundiais, estamos a ser perseguidos por Singapura e Polónia. Singapura já nos tinha passado à frente, mas olhando para os dados de hoje dos dois países, se e só se, se verificar que o número de hoje é consistente, Singapura vai-nos ultrapassar de novo. Singapura parecia ter a situação epidemiológica melhor controlada do que Portugal.

No que se refere à Polónia, mesmo com a situação de infeção que tivemos nas duas últimas semanas, tudo indica que a Polónia nesta semana nos ultrapassará no quadro ordenado da “desgraça” da infeção.


Félix Rodrigues


31 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores