• Félix Rodrigues

Análise diária da infecção por SARS-CoV-2 em Portugal (24/7/2020): Mais um caso importado nos Açores

Temos hoje um novo caso nos Açores de um turista que desembarcou na ilha de São Miguel. A situação está contida e as análises à chegada revelam-se eficazes.

Em Portugal, o número diário volta a crescer, com 313 novos infetados, o que totaliza 49692 infetados no total. Continuamos com números pouco apetecíveis para uma “lista branca”.

São hoje mais 7 mortes, um número elevado relativamente aos últimos dias, totalizando 1712 óbitos por Covid-19 em Portugal.

Isso acontece numa altura em que a indústria da aviação se prepara para recomeçar a operar com novas regras de segurança.

Há países que impõe quarentena à chegada, outros definem corredores seguros e outros ainda inventarão outras coisas. Viajar não vai ser fácil daqui em diante.

Os Estados Unidos da América atingiram hoje a marca dos 4 milhões de infetados e os cerca de 145 mil mortes.

Portugal anda a par e passo em número de infetados diários e global com Singapura e é bem provável que se mantenha à frente, por muito pouco. Estamos colocados à Holanda, com alguma probabilidade de a virmos a ultrapassar em número total de infetados desse país nas próximas semanas se não controlarmos um pouco a epidemia em Portugal. O descontrolo tem claros impactos económicos com as “listas negras” que alguns países andam a definir. Não nos esqueçamos que nós também temos a nossa, não percebemos bem é quais são os critérios que nela constam.

Ficámos a saber, com o estudo sorológico, que cerca de 300 mil portugueses já apanharam o novo coronavírus. São muito mais do que os números oficiais e não é nada de estranho face a outros estudos sorológicos realizados noutros países. Estamos muito longe de uma imunidade de grupo.


Félix Rodrigues


196 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores