• Jornal Digital ACDA

Atualização diária COVID-19 - 29 de junho



Hoje há mais um caso de Covid-19 detetado nos Açores, de uma não residente vinda do território continental e que desembarcou na ilha de São Miguel. Para controlar as entradas no Arquipélago foram feitas 514 análises. No território continental fizeram-se 1511 análises e detetaram-se 266 novos casos. Há hoje mais 4 óbitos.


De ontem para hoje houve uma drástica redução dos números de infecção, mas temos que ser cautelosos na euforia. Só a continuidade sustentada deste último número durante esta semana nos pode indicar o sucesso de medidas que ainda são muito recentes para terem surtido efeitos.


Os totais acumulados são 41192 infetados e 1568 óbtios.


As políticas na pandemia devem assentar nas previsões ou cenários e precisam de ser transparentes e humildes e não procurar culpados.


Num artigo da Nature publicado a semana passada os autores defendem que os Modelos Matemáticos produzem números altamente incertos na previsão de futuras infeções, hospitalizações e mortes, por isso tais resultados devem ser considerados cenários. Em vez de se usarem modelos para informar o entendimento atual sobre a dispersão da infeção, os rivais políticos geralmente usam-nos para apoiar as suas agendas pré-determinadas. Para garantir que as previsões não se tornem apoiantes de uma causa política, quem modela tem a obrigação de estabelecer novas normas sociais para o seu uso e divulgação. Os “modeladores” não devem ter ou dar permissão para projetar mais certeza do que aquela que os seus modelos fornecem; e não devem permitir que determinados políticos transferiram a responsabilidade da sua gestão para os modelos que escolhem.


O uso de modelos muito complexos é contraproducente pois a complexidade é inimiga da relevância.


Os modelos têm que ter uma base empírica e serem capazes de descrever os dados que já se possuem, daí que é de extrema importância revelar o número de infetados diários e o número de óbitos, bem como o número de recuperados ou outras informações que permitam efetivamente proteger as pessoas.


Ora, vamos aos dados empíricos: Hoje ultrapassaram-se no mundo o meio milhão de óbitos oficiais por Covid-19. Os Estados Unidos ultrapassaram os dois milhões e meio de infetados e Portugal vai certamente ultrapassar os números absolutos de infeção de Singapura e o Omã ultrapassará os números absolutos de Portugal.


Texto: Félix Rodrigues

119 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores