• Félix Rodrigues

Barco dito em pesca ilegal junto a zona balnear da ilha das Flores

Florentinos e Corvinos queixam-se de barcos que pescam ilegalmente junto à costa, a menos de 300 m.

No caso em apreço, trata-se de um atuneiro.

A pesca do atum, é como sabemos feita de modo artesanal nos Açores e Madeira - pesca de salto e vara - e é usado isco vivo para apanhar as várias espécies de atum. Ora esse isco vivo (cavala, chicharro miúdo, sardinha, etc) é capturado como se vê na imagem, com um ou dois barcos de pequena dimensão, chamados de embarcações auxiliares, que largam uma rede de cerco (havendo ainda outro método ocasionalmente utilizado apelidado por sacada) em que é largado engodo ao mar até reunir um bom volume de peixe (isco) e é feito o cerco para trazer o isco para bordo. A partir daí, volta-se para a pesca do atum na sua verdadeira essência.

Haverá ilegalidade, se a pesca estiver a ser realizada numa zona protegida, e dentro das muitas zonas protegidas à pesca, muitas têm a excepção de poderem ser usadas pelos atuneiros para apanhar isco-vivo. A pesca da imagem realiza-se entre a Fajã Grande a o ilhéu de Monchique, que se saiba não é uma reserva.

Não parece assim que um atuneiro, a fazer cerco com rede a 300m de uma zona balnear esteja em situação ilegal, mas estará se não tiver sido guardada a distância mínima de 250 m de instalações em que se encontrem pessoas, nesta caso, e para haver ilegalidade, o atuneiro terá que estar a menos de 250 m da zona balnear. Analisando a foto, o atuneiro parece estar a menos de 250 m da costa, mas não se garante que esteja a menos de 250 m da zona balnear ou a menos de 250 m de banhistas.

Outras pessoas informaram, mais tarde que o atuneiro não esteva sequer perto da zona balnear, pelo que se assim é, não há qualquer ilegalidade no que aí se faz. As pessoas podem sentir-se incomodadas, mas para vivermos em comunidade, todos temos que cumprir regras. Uma vez cumpridas, tudo é legal.

A fotografia foi captada por Luis Pereira.



Texto de Félix Rodrigues

1,564 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores