• Félix Rodrigues

Batemos outro máximo diário (valor superior a 3000 casos)


Tal como dizia a semana passada, só esta quinta-feira ou sexta-feira conseguiríamos ter um “retrato” da realidade epidemiológica de SARS-CoV-2 no país. Hoje atingimos um record nunca antes atingido com um número de infetados diários acima dos 3000 (3270 novos casos). Falar do acumulado de infetados já interessa pouco, a não ser que se queira modelar matematicamente os números.

Temos hoje 16 novos óbitos por Covid-19, e um excesso de mortalidade média semanal de cerca de 32 óbitos, ou seja, mais 16 óbitos diários, relativamente à média dos últimos cinco anos no período homólogo, que certamente estão relacionados com Covid-19 direta ou indiretamente. Só depois de apurarmos devidamente as causas compreenderemos o número de óbitos por Covid-19 que escaparam dos dados oficiais.

De acordo com dados sorológicos sabemos que há uma grande discrepância entre o número de infetados diários oficiais no país e os dados reais. O mesmo acontece com a letalidade ou número de óbitos. Significa isso que temos muito mais infetados do que aqueles que descobrimos com análises e muito mais óbitos pela doença do que aqueles óbitos que são oficializados.

Hoje a Ministra da saúde vem equacionar a colaboração do SNS com o sector privado da saúde, mas há três dias atrás o Primeiro-Ministro António Costa dizia que nem pensava no assunto. Isso revela falta de aconselhamento científico e má comunicação de risco, o que implica, uma gestão da pandemia portuguesa de forma amadora e desinformada.

Em média, vamos continuar a crescer muito, com casos diários acima dos 2000. Isso é preocupante, e todos nós precisamos de tomar as medidas corretas, conseguindo perspetivar as melhores trajetórias e alternativas, para nos deslocarmos de um ponto A para um ponto B. Temos que nos deslocar apenas quando for estritamente necessário e escolhendo devidamente os itinerários.



Félix Rodrigues


60 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores