• Tomaz Ponce Dentinho

Boa tarde de touros em Angra, 29 de Agosto de 2020


Primeiro touro foi melhor da corrida da Ganadaria de Monte Cadema, de Viana do Alentejo, a rondar os 500 Kg; um touro nobre com a melhor apresentação dos seis que foram lidados. Lide agradável de Tiago Pamplona, com música, tendo sido pegado por António Sousa da Tertúlia Tauromáquica Terceirense à primeira tentativa; foi a pega da tarde.

O segundo touro, também de Monte Cadema e a rondar os 500 Kg mas com menos apresentação e mais reservado foi lidado por João Pamplona com alegria e entusiasmo para um touro que tinha menos para dar que o primeiro. A pega, a cargo de Rui Diniz dos Forcados do Ramo Grande foi feita à primeira tentativa com o touro a sesgo, apesar do bom trabalho do Bandarilheiro Gonçalo Toste na tentativa de colocação do mesmo no sítio pretendido.

Continuando com o toureio a cavalo, o quarto touro, da Ganadaria Rego Botelho, com 450 Kg e cinco anos de idade, mostrou qualidade no capote mas algum desinteresse no cavalo. Tiago Pamplona teve sorte arriscadas de emoção para este touro sério que foi tentado pegar pelo veterano Fabrício Rico, que saiu lesionado, e dobrado por Carlos Vieira que fez uma tentativa limpa com o grupo a fechar bem. O quinto touro, o mais pesado da corrida com 520 Kg, andarilho e humilhando pouco, da Ganadaria Albino Fernandes, proporcionou a melhor lide da tarde com João Pamplona, montado para os curtos no cavalo Jaguar, russo, com ferro da Quinta do Malhinha. Foi pegado por Luís dos Forcados do Ramo Grande à primeira tentativa.


(Tiago Pamplona)


O terceiro e sexto da tarde foram para o toureio a pé, para o matador Nuno Casquinha de Vila Franca de Xira. O terceiro, coloral, da Ganadaria de José Albino Fernandes tinha três anos e era manso. No entanto Nuno Casquinha poderia ter tirado mais dele o que desagradou o público. O quinto touro da Ganadaria de Rego Botelho era o mais leve da corrida com 410 kg. Mostrou qualidade na lide tendo permitido uma boa actuação do matador designadamente no primeiro par de bandarilhas.


(João Pamplona)


Foi uma tarde agradável de touros, com música por vezes um pouco tarda como é costume nesta praça, com o público a cumprir as regras de confinamento e a apoiar e aplaudir com critério toureiros, forcados e ganadarias.

37 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores