• Tomaz Ponce Dentinho

Uma tourada vale 15000 euros para a Ilha. Com 3 camionetas de turistas passa a valer 4 vezes mais

Tomaz Ponce Dentinho com dados de João Paes



Em 2015 havia 16 ganadarias na ilha Terceira que, por ano, fornecem 260 touros para 233 touradas e 932 actuações, alimentando 2600 cabeças de gado.








Na Ilha há uma tourada por 250 habitantes e cerca de 270000 participantes por ano.










Quanto maior é a população das freguesias mais elevado é o número de touradas.
















25% das ganadarias garantem 75% dos touros à corda.










Angra tem mais touradas que a Praia de

Maio Junho mas as mesmas que a Praia de Agosto a Outubro.













As freguesias urbanas são as

que têm menos touradas à corda por 1000 habitantes.








Os Serviços dos Ecossistemas da Tourada da Terceira valem 3,9 milhões de euros por ano, cerca de 0,5% do Produto Interno Bruto da Ilha.




Em suma, ¨As ganadarias ocupam as pastagens mais elevadas e em piores terrenos, não conseguem estabelecer-se a altitudes superiores a 500 metros e resistem à concorrência por solo das pastagens para produção de leite e à produção florestal.

As touradas à corda estão presentes em toda a ilha e cada 250 habitantes gera uma tourada. No entanto os aficionados estão relativamente mais presentes nas zonas mais rurais.

As touradas à corda ocupam 1% da Ilha, cerca de 400 hectares, representam 0,5% do rendimento anual da Terceira e cada tourada que não se realize há uma perda de 15000 euros para o produto da Ilha.

O aumento de visitantes à Ilha Terceira cria uma oportunidade não só para aumentar o número de participantes na tourada mas também para aumentar o número de visitantes; e sabemos que cada 100 visitantes geram 3,7 empregos por ano. Assim se tivermos três camionetas de visitantes por tourada podemos contar com mais 460 empregos anuais na Ilha. Neste caso o impacto das touradas à corda passa de 0,5% para 2% da economia da Ilha e cada tourada em vez de valer 15000 euros passa a valer 60000 euros. O passo tem que ser dado com cuidado para que não se desvirtue os touros e a cultura. Mas também convém saber quanto custa a proibição.

972 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores