• Félix Rodrigues

Continuamos a crescer lentamente: como a dívida

Portugal tem hoje mais 241 novos casos de infeção, mais do que ontem, mas menos que anteontem, o que dá um total acumulado de 55452 casos oficiais de Covid-19. Continuamos a subir muito lentamente em média, tal como referia na análise de ontem. Certamente que amanhã e depois de amanhã, os números, decrescerão, como vem sendo habitual.

Há a registar mais dois óbitos, o que resulta num acumulado de 1794 mortes.

A pandemia de SARS-CoV-2 baterá hoje novos recordes: O mundo terá oficialmente 23 milhões de infetados e atingir-se-ão as 800 mil mortes por Covid-19. A Índia brevemente terá 3 milhões de infetados e a Rússia também brevemente ultrapassará a fasquia de 1 milhão de infetados. A letalidade russa 1,7%, ou seja muito baixa, especialmente se a compararmos com a letalidade dos Estados Unidos (3,1%) ou do Brasil (3,2%). A letalidade portuguesa anda nos 3,2%, igual à do Brasil mas tem vindo a diminuir.

Na Europa assistimos a um aumento acentuado da infeção em países como a Espanha, enquanto a Europa Oriental e os Balcãs, que foram em grande parte poupados do pior da pandemia inicial, estão vendo um aumento acentuado nos casos registados.

No Reino Unido, Boris Johnson, alertou para uma iminente "segunda vaga" de Covid-19 em toda a Europa, enquanto a autoridade de saúde pública alemã confessa que "Baixamos a guarda".

Alguns governos da Europa já estão a tomar novas medidas para diminuir a propagação do vírus. Por exemplo, o Reino Unido impôs quarentena obrigatória às pessoas que regressam de Espanha, enquanto a Alemanha e a França impõe testes obrigatórios para turistas de áreas de alto risco.

Já há uns meses atrás referia que para além de passaporte todos nós vamos precisar para viajar de “certificados de sanidade”.



Félix Rodrigues

35 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores