• Tomaz Ponce Dentinho

Dívida compromete o desenvolvimento da Madeira e dos Açores.

Tomámos os dados da evolução do Valor Acrescentado por Região do País publicados pelo INE ( https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=cn_quadros&boui=391543036 ) ,

corrigimos pelo índice de preços com base em 2012 e dividimos pela população residente de cada Região.

Os resultados vêm apresentados no Gráfico 1 que para além de evidenciar a diminuição do produto per capita das Regiões no ano de 2012, mostra que Lisboa, o Algarve e a Madeira são as regiões mais ricas do país sendo o Norte, o Centro e os Açores as regiões mais pobres.

A pergunta que se pode fazer é se a crise de 2011-2015 teve mais impacto numas regiões que noutras e porque razão?

O Gráfico 2 apresenta a evolução da relação entre o produto per capita de cada região e o produto per capita do país desde 2011. É evidente que o pós crise trouxe o aumento relativo do produto per capita nas regiões exportadoras do Algarve, do Alentejo, do Centro e do Norte e a redução relativa do produto per capita nas regiões mais dependentes dos serviços do Estado em Lisboa, Madeira e Açores apesar da importância do turismo nestas regiões.

Os Açores tinha 90% do Produto per Capita do pais em 2011 e passou a ter 88% do produto per capita do país em 2018. Enquanto que o Algarve tinha 99% do Produto per Capita do País em 2011 e passou a ter 111% do produto per capita do país em 2018.

Conhecendo a história recente da Madeira e dos Açores sabemos que o aumento do produto per capita potenciado pela evolução do turismo foi fortemente condicionado pelo serviço da dívida na Madeira, nos Açores e também em Lisboa onde o Estado tem a maior parte do gasto que em grande parte foi para pagar empréstimos.

Não há dúvida de, como disse Andrés Rodriguez Pose no congresso da APDR em Angra do Heroísmo https://www.youtube.com/watch?v=ip0p_b0f8rw&feature=emb_logo as más instituições comprometem o desenvolvimento regional.

39 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores