• Jornal Digital ACDA

Desenvolvimento é o novo nome da Paz, mesmo na Palestina



A estratégia inglesa e americana de resolverem os problemas territoriais é dividir. Os ingleses dividiram o Paquistão da Índia, a Irlanda do Norte da Irlanda do Sul, a Flandres da Holanda.

Os americanos dividiram a Alemanha, a Coreia, o Vietnam, a Palestina e queriam dividir o Iraque, a Síria, a Líbia,… no fundo tudo é divisível. Não parece que a estratégia tenha resultado em mais paz nos países divididos ou em mais guerra nos países que ficaram juntos. E países são porções livres de territórios com nome, sempre possível quando um rio tem acesso ao mar ou quando vários rios fluem para vários exteriores.

Também na Palestina, do Jordão, o Mediterrâneo e do Mar Vermelho, a estratégia dominante sancionada pelas Nações Unidas tem sido a divisão como caminho para a paz, mas a crescente e perturbante intervenção do Irão nessa divisão e a manifesta impossibilidade de dois Estados naquele pequeno território, está a recriar a hipótese de um único país.

As dúvidas inglesas e americanas, expressas pelo Economist, são claras. Mesmo que a anexação dos territórios Palestinianos avance de forma pacífica Israel, ou dará cidadania aos Palestinianos que em alguns anos poderão suplantar os judeus, ou terá de criar um estado de apartheid inaceitável para o mundo, para a maior parte dos judeus e certamente para os palestinianos.

A criação de um único país sem apartheid é o caminho mais normal sem grande problema no longo prazo se alguns judeus se forem casando com palestinianas e alguns palestinianos se apaixonarem por israelitas. Tem sido assim mesmo nos países mais tribais sempre que a proximidade territorial e o desenvolvimento económico intensificam a interação humana e, naturalmente, o amor entre Homem e Mulher. Tive que ir à wikipédia para me lembrar das famílias Capuleto e dos Montéquio de Verona, mas foi-me fácil chamar da minha fraca memória os nomes de Romeu e Julieta que, no fundo, estão vivos.


Texto: Tomaz Ponce Dentinho

16 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores