• Félix Rodrigues

Dois novos casos nos Açores: Um em São Miguel e outro estranho caso na Graciosa

A Autoridade de Saúde Regional informa que, decorrentes das 1.382 análises realizadas

nos dois laboratórios de referência da Região nas últimas 24 horas, foram diagnosticados dois casos positivos de COVID-19, na ilha de São Miguel e na ilha Graciosa.

O caso diagnosticado na ilha de São Miguel reporta-se a um indivíduo do sexo masculino, com 49 anos de idade, que desembarcou na Região a 25 de agosto proveniente do continente europeu, tendo obtido teste de despiste ao vírus SARS-CoV-2 negativo à chegada e teste de despiste após o sexto dia positivo para a COVID-19.

O caso apresenta situação clínica estável e foram já diligenciados, pela Delegação de Saúde Concelhia, os procedimentos definidos para caso confirmado, testagem e vigilância de contactos próximos.

No que se refere ao caso positivo diagnosticado na ilha Graciosa, trata-se de um indivíduo do sexo masculino, com 31 anos de idade, a quem havia já sido diagnosticada a doença COVID-19 durante a sua estada em território continental, tendo sido dado como recuperado pelas autoridades de saúde correspondentes, sendo atualmente considerado como portador de remanescências do vírus e, portanto, não contagioso.



Fotografia de Discover Portugal


P.S.-O caso da Graciosa é estranho porque o indivíduo ainda tem o vírus e não é contagioso. É estranho por ser um caso raro, só por isso.

Há na bibliografia casos como esse e que aparentemente estão curados e não contagiam porque o vírus não é viável. O estranho é por isso, pela dificuldade em lidarmos com aquilo que ainda não sabemos. O caso levanta questões:

Quanto tempo o vírus fica num indivíduo sem que ele esteja doente? Ainda anteontem se referia um caso desses no Brasil.

Quanto tempo demora um vírus num organismo humano até se tornar "inviável" em termos de contágio?

É um caso a estudar ou não?

É um caso de problemas de detecção do método?

É um falso positivo que resulta de uma sequência de falsos negativos?

256 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores