• Félix Rodrigues

Enigmas: Para que servem as marcas rectangulares orientadas, esculpidas em pedras?

Várias questões se têm colocado nos últimos tempos, não só nos Açores, mas um pouco por todo o mundo acerca de marcas rectangulares orientadas, esculpidas em pedras, em lugares impróprios. Para que servem? O que representam? Qual a sua utilidade?

Alguns defendem que são marcas de extracção de pedra para construção.

Quando sistematizamos as observações é óbvio que tal hipótese é frágil porque implicava terem-se usado pedreiras nos locais mais impróprios que se possam imaginar, especialmente nos Açores onde há pedra por todo o lado.

Se admitirmos válida essa hipótese, então tivemos pedreiras dentro de água à beira mar em pelo menos quatro ilhas açorianas: Terceira, Graciosa, Pico, Faial e São Miguel. Por que razão se ia tirar pedra debaixo de água se nesses locais não existem portos?

A fotografia que aqui se apresenta é de Água de Alto, na ilha de São Miguel, captada por Mário Jorge Costa, com a presença de Nélia Araújo.

Essas marcas aparecem em vários monumento megalíticos da Europa Central e Península Ibérica, e a todas lhes dão a mesma explicação: Aproveitamento de pedra para construção mesmo que não haja qualquer construção na proximidade.

Antes de se vir com uma hipótese interpretativa é bom que se tenham dados sistematizados e não apenas e exclusivamente uma imagem.

Existem milhares dessas pedras espalhadas pelo mundo e constituem-se um enigma à espera de melhor explicação que não seja a das cunhas de madeira para partir pedra. É verdade que se pode partir pedra com cunhas de madeira, mas também é verdade que se pode partir pedra de milhentas formas, do mesmo modo que um bloco quadrangular em pedra não serve apenas e exclusivamente para construir casas.


Texto de Félix Rodrigues


156 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores