• Félix Rodrigues

Ermitério da Covoada em São Miguel: Um luxo ao abandono

Cronologicamente, o “Complexo Religioso da Covoada” ou Ermitério da Covoada, na ilha de São Miguel poderá ter sido construído no Regime Filipino, ou seja, no período compreendido entre 1580 e 1640.

A hipotética influência espanhola nessas ruínas aparenta-se à primeira vista credível, pois não nos estamos apenas a referir à hipotética Cruz de Caravaca que aí existe, também conhecida como Cruz de Lorena ou Cruz de Borgonha, mas também à designação popular atribuída às ruínas, que acordo com João de Simas, no artigo publicado em 1922, afirma que os populares designam esse local pela “Casa dos Castelhanos”.

“João de Simas (1922)”, ao descrever o aqui designado Ermitério da Covoada, a que chamou de “Casa dos Castelhanos na Água Nova”, afirma: “Da ermida dizem ter sido retiro espiritual dos jesuítas, ao que nos não custa dar crédito, pois seria difícil encontrar local que tantas condições oferecesse para a cogitação das verdades eternas: longe dos homens e mais perto de Deus, no isolamento e quietação d’alma mais próprios para a meditação do Infinito. Continua o autor: “Abaixo d’este logar uns cincoenta metros, na vereda que para lá conduz, encontra-se uma vigia d'água, de construção moderna, para a qual teriam desviado das outras edificações alguma pedra, difícil de obter perto. Nas duas pedras que encimavam a abertura da porta, por cima da verga superior d’esta; a maior colocada ao contrário, com mais setas e a data - A. D. (Anno Domini) 1624 -; a outra, talvez mais antiga, com a marca dos Jesuítas—I. H. S.—(Jesus Hominum Salvator).”.

De facto a interpretação de A.d. de João Simas está incorreta e não é exatamente 1624 que aí está inscrito.

Há muito que investigar nesse local. Há muito ainda a dizer sobre esse local.

A fotografia é da autoria de Paulo Melo.


Texto de Félix Rodrigues


767 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores