• Félix Rodrigues

Erro colossal: Previsão de número de infectados por SARS-CoV-2 para amanhã: 05/11/2020


Hoje, 04 de novembro de 2020, Portugal registou mais 7497 pessoas infetadas, gerando um valor acumulado de 156940 casos.

A previsão era de 153940. Falhou por 1,95%.

Um número de casos registado hoje é muito elevado. Já estávamos à espera que acontecesse algo do género. Até porque as correções de que são alvo na curva CGM, para aumentar a sua precisão e contributo para o modelo, no geral, desde a sua criação, registam uma variação que oscila entre dois valores específicos +0,5 e -0,5 unidades de medida. Hoje não foi nada diferente. A oscilação atingiu o máximo possível, o que já aconteceu pelo menos 3 vezes durante os últimos 60 dias. Isso acontece, normalmente, devido ao efeito fim-de-semana, e como vimos agora nos últimos dois dias tivemos valores muito baixos. Logo é fácil induzir que algo falhou no sistema de deteção de casos, ou alguém que não fez a sua parte, provocando um erro colossal nos dados, implicando um acréscimo exagerado num só dia.

Concluo, considerando a nota da DGS registada o boletim de hoje, com o seguinte ditado popular " Mais fácil se apanha um mentiroso do que um coxo."

O modelo Cabral, no global, prevê para amanhã um valor acumulado de 161722 casos, com uma margem de erro de 1,00%.





João Cabral

114 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores