• Tomaz Ponce Dentinho

Estatísticas Claras são Fundamentais

O Serviço Regional de Estatísticas dos Açores tem informação interessante mas poderia ter ainda mais se atendessem às decisões que as pessoas fazem podem melhorar com aquela informação e se não quisessem iludir as pessoas com informação errónea.

Por exemplo, é verdade que o produto per capita a preços do ano terá subido de 14800 para 17500 euros de 2011 para 2018, mesmo impulsionado por uma dívida galopante que terá de ser paga.

No entanto não é verdade que os açorianos sintam isso porque quando se comparam valores monetários entre anos convém fazê-lo a preços constantes de um determinado ano descontando o efeito da inflação.

De fato, a preços constantes de 2012 (ano que o SREA quis evitar) o Produto per Capita dos Açores decresceu devido à crise do Sócrates como aconteceu em todas as regiões do país e passou de 12900 em 2013 para 14600 em 2018 (muito longe dos 17500 que a ilusão dos preços correntes nos indica).

Se por outro lado compararmos o desempenho das várias regiões do país desde a crise de 2012 verificamos no gráfico abaixo que os Açores passaram de um Produto per Capita que era 90% da média nacional em 2011 para 88% dessa média em 2018. Olhando para o Algarve que passou de 99% da média nacional para 111% e compararmos com outras regiões onde o turismo também cresceu fortemente (Lisboa, Madeira e Açores) podemos intuir que foi a dívida - que os Algarvios não tiveram que suportar - que impediu um melhor desempenho de Lisboa, da Madeira e dos Açores que podem fazer dívida em cada ano mas têm que a ir pagando nos anos seguintes.


Em suma, seria bom que Serviços de Estatística não difundisse informação errónea porque as primeiras vítimas são os decisores, designadamente os decisores políticos que ficam a pensar que vai tudo bem quando não é bem assim, como se vê.

54 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores