• Félix Rodrigues

Estudar os Ammi na Ilha de São Miguel

Sara de Lurdes Pereira Pacheco apresentou como projeto de final do Curso de Natureza e Património da Universidade dos Açores, um trabalho com o título: "conservação das populações de Ammi (do complexo de espécies endémicas) na Maia, São Miguel".

O trabalho centrou-se essencialmente no "Trilho da Viola".

Nos Açores existe a espécie Ammi trifoliatum (H.C.Watson) Trel. que é uma espécie botânica pertencente à família Apiaceae, endémica no arquipélago dos Açores, conhecida com outras espécies do género Ammi pelo nome comum de pé-de-pomba. A espécie faz parte de um complexo específico, ainda relativamente pouco conhecido, que inclui outros dois endemismos açorianos, o Ammi huntii H.C.Watson e o Ammi seubertianum (H.C.Watson) Trel..

A espécie Ammi trifoliatum apresenta uma distribuição muito irregular em locais ombrosos em altitudes acima dos 400 m, em geral encostas de grande inclinação, com predomínio para as zonas escarpadas ou ravinosas. Existem poucas populações e estas em geral constituídas por poucos indivíduos, o que coloca a espécie em situação vulnerável quanto ao risco extinção.

A dificuldade em distinguir Ammi trifoliatum das outras espécies açorianas do género Ammi torna incerta a distribuição. Apesar disso está assinalado para todas as ilhas com excepção de Santa Maria.

Parabéns à Sara pela conclusão desta fase da sua carreira académica.

Fotografia de SIARAM.



Texto adaptado por Félix Rodrigues

46 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores