• Félix Rodrigues

Há tantos negros que merecem uma estátua: Porquê homenagear uma anónima?

Depois das manifestações "Black Lives Matter" e de derrubes de estátuas de ditos esclavagistas (alguns foram-no de facto, outros não) parecem erguer-se em seu lugar estátuas de anónimos.

Ninguém discute a importância dos negros (este termo seria inadequado nos países anglo-saxónicos) ou pretos (tradução do inglês e que é inaceitável nos países lusófonos) ou de qualquer pessoa de outra etnia. Toda a vida importa, mas há gente que pensa o contrário.

Edward Colston teve uma estátua em Bristol, porque foi benemérito da cidade, se bem que o dinheiro que conseguiu foi à custa do comércio de escravos, mas Jen Reid, acaba de ter uma estátua no mesmo lugar porque um dia se manifestou a favor de uma injustiça e violência policial contra um negro nos Estados Unidos da América, mesmo sendo a realidade do Reino Unido diferente da Americana, e derrubou a estátua de Edward Colston. Jen Reid, não ficará na história e será uma ilustre desconhecida, com uma estátua.

Do passado vêm-nos exemplos bons ou maus e isso é história. No futuro teremos exemplos bons ou maus e isso fará história. Não vivemos continuamente no tempo e nem viajamos nele. Homenageie-se quem deve ser homenageado. Se pretendemos arte, que nos dêem arte, mas não destruam toda a arte anterior para que uma só se possa afirmar.

Era o que faltava que o Canadá substituísse a estátua de Gaspar Corte Real pela estátua de um índio que o apelidou racista e esclavagista sem saber a história desse homem. Era o que faltava que numa atitude racista se substituísse a estátua do Preto do Jardim de Angra para passar a ser O Branco do Jardim de Angra. Era o que faltava que deixássemos de referir na história da ilha Terceira o Gungunhana (o último imperador do Império de Gaza, actualmente Moçambique) ou que quiséssemos substituir a estátua de um qualquer jesuíta por um anónimo que se manifestou na Praça Velha de Angra.


Félix Rodrigues



64 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores