• Félix Rodrigues

Hoje: 1 caso em Santa Maria, 1 em São Miguel, 1 no Pico e 3 na Graciosa

A distribuição insular da SARS-CoV-2 nos Açores começa a ser preocupante. Hoje temos seis casos positivos.

A Autoridade de Saúde Regional informa que, decorrentes das 1.385 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da Região nas últimas 24 horas, foram diagnosticados seis casos positivos de COVID-19, sendo um na ilha de Santa Maria, um na ilha de São Miguel, um na ilha do Pico e três na ilha Graciosa.

O caso detetado na ilha de Santa Maria reporta-se a um indivíduo do sexo feminino, com 30 anos de idade, que desembarcou na Região proveniente de ligação aérea com o território continental, que realizou teste de despiste ao vírus SARS-CoV-2 antes do embarque com resultado negativo e que foi diagnosticado com COVID-19 no teste de despiste efetuado após o sexto dia.

Trata-se do primeiro caso positivo em Santa Maria desde o início da pandemia.

O caso diagnosticado na ilha de São Miguel refere-se a um indivíduo do sexo feminino, com 66 anos de idade, contacto próximo de alto risco de um dos casos positivos recentemente diagnosticados, ou seja, mais um caso de contágio local.

O caso diagnosticado na ilha do Pico reporta-se a um indivíduo do sexo masculino, com 10 meses de idade, filho de um dos casos positivos recentemente detetado, e que frequenta uma creche. Mais um caso de contágio local em criança e com escola associada.

A Autoridade de Saúde Concelhia determinou o isolamento profilático e testagem das crianças pertencentes à mesma turma, bem como dos funcionários do estabelecimento, para aprofundamento da investigação epidemiológica e contenção de possível disseminação e propagação do vírus.

Os três casos diagnosticados na ilha Graciosa reportam-se a dois indivíduos do sexo feminino, com 3 e 14 anos de idade, e a um indivíduo do sexo masculino, com 47 anos de idade, pertencentes ao um agregado familiar que já regista um caso positivo de COVID-19. Mais três casos de contágios local.

Importa referir que foi determinado isolamento profilático a estes últimos cinco casos, desde a sua identificação como contactos próximos de alto risco.

Os casos apresentam situação clínica estável e foram já diligenciados, pelas Delegações de Saúde Concelhias, os procedimentos definidos para caso confirmado, testagem e vigilância de contactos próximos, bem como todos os inerentes ao aprofundamento da investigação epidemiológica.




119 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores