• Félix Rodrigues

Hoje temos poucos infectados em Portugal. Quantos teremos em 2021?

Temos hoje em Portugal mais 157 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 em Portugal. Trata-se de um valor diário que tenderá a crescer ao longo da semana, como se tem verificado nos últimos meses. Totalizam-se hoje 52825 casos de infeção no país.

A mortalidade está baixa, havendo hoje mais 3 óbitos, o que representa uma letalidade diária em torno dos 2%, sendo a letalidade global no país desde o início da pandemia de 3,3%. Haverá períodos em que podemos estar melhor outros em que vamos piorar, pois a pandemia está aí para ficar durante muito tempo, especialmente se não houver vacina.

Vamos a um cenário muito possível para junho de 2021 traçado por um trabalho da Nature:

“O mundo está em modo de pandemia há um ano e meio. O vírus continua-se a espalhar lentamente; com confinamentos intermitentes que são o novo normal. A vacina só fornece seis meses de proteção, à semelhança com o que se passa com a vacina da gripe, mas a falta de acordos internacionais retardaram sua distribuição mundial. Estima-se que 250 milhões de pessoas tenham sido infectadas em todo o mundo e que 1,75 milhões tenham morrido.”.

Como surge este cenário: Foi publicado na Revista Nature tendo em conta o crescimento da infeção a nível mundial bem como as incertezas relativamente a alguns avanços científicos.

Anteontem o mundo atingiu a marca dos 19 milhões de infetados, provavelmente amanhã atinge a marca dos 20 milhões.

Os Estados Unidos, tal como se previu ontem, já chegou aos 5 milhões de infetados e o mundo já ultrapassou os 730 mil mortos.

Portugal e Singapura têm as mesmas formas de curvas da primeira e segunda vaga, que são muito distintas das de Israel ou Japão, independentemente do número absoluto de casos.

Hoje a Polónia passa-nos à frente em termos de infetados e número de mortes, o que já deveria ter acontecido ontem.

As vagas da pandemia parecem ser diferentes no verão e inverno, mas nada tem a ver com um efeito da temperatura no vírus, mas sim com o distinto comportamento das pessoas no verão e no inverno.

Quantos infetados Portugal terá em 2021? É muito difícil de prever porque o nosso comportamento passou a estar relativamente controlado.



Félix Rodrigues

76 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores