• Tomaz Ponce Dentinho

Impacto do Covid-19 no Emprego por Ilha até Maio


No princípio deste ano estimei com o Professor José Cabral Vieira que, para todas as ilhas, 100 hóspedes geram 3,7 emprego diretos, indiretos e induzidos. Com essas estimativas é possível estimar o efeito do Covid-19 no emprego total de cada ilha a partir do número de hóspedes por mês que vamos conhecendo mensalmente e comparar com o mesmo mês do ano passado.

Sendo assim São Miguel já perdeu perto de 5000 empregos, a Terceira - com menos turismo - já perdeu perto de 1000 empregos, o Faial mais de 500 empregos totais e por aí fora. A Graciosa e o Corvo são as Ilhas que tendo menor turismo são também as que menos terão sofrido com a crise.

Vale pena perceber qual é o efeito no emprego total de cada Ilha. São Miguel e o Faial e as Flores, com mais vocação turística, já terão perdido 10% do emprego formal. O impacto nas outras ilhas é menor porque têm menos peso do turismo na sua base económica.

De notar que este efeito é total e não contabiliza o efeito dos açorianos que viajam para fora o que tem um efeito positivo no emprego nas ilhas mas nunca comparável com os 3 milhões de hóspedes com que contávamos em 2019.

Vamos esperar pelos números de Junho e Julho melhores. Porque os Açores são relativamente mais atractivos, graças à facilidade de fazer testes grátis para quem vem aos Açores, ao facto das Ilhas estarem limpas de Covid-19, à manutenção de viagens baratas e saudáveis e ao menor risco de contágio nos ambientes de passeio familiar. O importante é tratar muito bem quem possa chegar doente (muito melhor do que quando o surto começou) e manter a concorrência nos voos. Aliás é uma boa altura para atrair a Ryan Air para o Faial, Pico, São Jorge, Flores, Graciosa e Santa Maria. E para o Corvo se optarem por ter também aviões pequenos.

50 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores