• Tomaz Ponce Dentinho

Inauguração do TERINOV. Espaço de criatividade!?

A forma é de um edifício caro e bonito, mas o conteúdo e os efeitos são promissores. A forma custou 9 milhões de euros na reconstrução de um espaço que tinha sido Hospital Militar e durante algum tempo foi o Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores. E podia ficar por aí como tantas outras construções para a “inovação”, como referiu o Presidente do Governo Regional dos Açores no discurso inicial.



No entanto o conteúdo está a surgir com a persistência do núcleo de biotecnologia da Universidade dos Açores, a capacidade de mobilização da equipa do TERINOV e muitas das pequenas empresas dinâmicas que, entretanto, se foram estabelecendo no espaço renovado.

São 37 entidades e mais de cem pessoas muitas delas com dinâmica e ligações internacionais que pressagiam a sua sustentabilidade e cuja vivência estimula a reabilitação urbana do espaço circundante. Há também algumas entidades subsidiadas, mas julgo que as sementes da competitividade e de juventude estão lá.

A Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores www.acda.pt também está no TERINOV pagando uma renda pelos 35 metros quadrados que ocupa. E o mesmo acontece com outras entidades autónomas com as quais temos vindo a aprender, a perspectivar projectos e a começar actividades. Este jornal digital resulta também dessa interacção livre.

É essa liberdade e autonomia que enche e viabiliza os espaços de forma efectiva. Não são as entidades dependentes dos nossos impostos sobretudo quando não geram, ou não deixam gerar, o valor que lhes é pago pelos contribuintes.

90 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores