• Félix Rodrigues

Isabel Silva Melo, vencedora do Prémio Nacional de Artesanato, é micaelense

Esta é uma notícia do jornal Diário Insular.


A artesã micaelense Isabel Silva Melo venceu o Prémio Nacional de Artesanato, na categoria de "Empreendedorismo Novos Talentos".

A artesã, certificada com o selo da marca coletiva "Artesanato dos Açores" nas áreas de Escamas de Peixe, Presépios de Lapinha e Cerâmica Figurativa, pelo Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA), vê agora o seu trabalho como ceramista ser reconhecido com a atribuição do "Prémio Empreendedorismo Novos Talentos", do Prémio Nacional de Artesanato, precisa uma nota ontem publicada pelo Gabinete de Apoio à Comunicação Social do Governo Regional (GACS).

De acordo com o CRAA, "Isabel Silva Melo dedica-se à criação de peças únicas, abordando temas relacionados com a representação dos costumes, da cultura e das tradições religiosas das ilhas dos Açores, além de temas ligados à literatura, à poesia e a questões de ordem política e social"

É licenciada em Artes Plásticas pela Escola Superior de Belas Artes do Porto e "redescobriu o gosto pela cerâmica há três anos".

O Prémio Nacional de Artesanato, que se realiza bianualmente, visa incentivar a produção artesanal, na vertente tradicional e contemporânea, distinguindo os artesãos portugueses, com enfoque quer nas suas competências técnicas e profissionais, quer na sua capacidade estética.

Entretanto, o Governo Regional, através da vice-presidência, vai apoiar 139 projetos na área do artesanato regional, com mais de 283 mil euros, que representam um investimento global superior a 518 mil euros.

Tratam-se de projetos candidatos aos apoios previstos no Sistema de Incentivos ao Desenvolvimento do Artesanato dos Açores (SIDART) para este ano.



19 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores