• Félix Rodrigues

Isso está mau: É muito infectado (646 novos casos)

Os números das infeções são muito maiores do que aquelas que na realidade existem ou daquelas que entram na base de dados nacionais. Soube-se hoje que a realização prévia de testes à Covid-19, em laboratórios privados do continente, antes de se viajar para os Açores, evitou a viagem de 53 infetados. Esse número provavelmente não entrou nas contas da infeção Portuguesa. Sabe-se que antes de intervenções médicas invasivas, há que realizar testes que são feitos em clínicas particulares porque o Estado não os faz na maioria dos casos.

Os resultados das segunda-feiras não são fiáveis, os das terças também não e eis que hoje, quarta-feira, caímos na realidade: Tivemos 646 novos casos de infeção. Isso é muito e é extremamente preocupante. Nada que já não se tivesse dito antes. Ultrapassamos a fasquia dos 61 mil infetados (61541 casos acumulados), com mais três óbitos, ou seja, com uma letalidade reduzida, mas com excesso de mortalidade relativamente ao ano passado (1849 óbitos acumulados). Só tivemos algo parecido, em número diário de infeções, em março.

Sei de testes negativos que não entraram no sistema, o que significa que provavelmente também existiram testes positivos que não entraram. Para garantirmos a segurança uns dos outros e uma melhor leitura imediata da realidade e controlo em tempo real da infeção pela ação de cada um, a App que venho falando desde o confinamento é de enorme importância. Está disponível: usemo-la. A infeção não passou nem passará brevemente, pode descontrolar-se a qualquer momento se não tivermos a informação que é necessário termos.

Hoje mais um país africano que nos passou à frente em termos do número global de infetados a Etiópia e descemos para a 49ª posição do ranking dos países infetados. Dificilmente seremos ultrapassados de novo por Singapura, mas provavelmente sê-lo-emos pela Venezuela que tem estado a crescer a um ritmo muito maior do que o nosso.

Muito brevemente o mundo terá 28 milhões de infetados.



Félix Rodrigues

355 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores