• Félix Rodrigues

Mais preocupante do que o número de infetados é o número diário de óbitos em Portugal

Os dados de hoje continuam a ser preocupantes porque a infeção em Portugal continua a crescer de forma exponencial desde o início do mês, o que significa que em média esta semana suba ou desça o número de casos diários, a média situar-se-á em torno dos 2500.

Hoje registaram-se 2899 casos de infeção, menos 371 do que ontem, mas isso não pode ser lido como diminuição da infeção ou efeito de algum controlo. Os efeitos de controlo notam-se apenas daqui a 15 dias. Essas oscilações diárias revelam o descontrolo das cadeias de transmissão e aparentemente incapacidade de testagem. A testagem deverá ser reforçada também de modo exponencial, em consonância, no mínimo, com o crescimento da epidemia. Não é aceitável que se levem mais de 48 horas para testar hipotéticos positivos, especialmente porque sabemos que qualquer pessoa estará inequivocamente em contacto com pessoas com riscos acrescidos.

A mortalidade começa a disparar em Portugal e o número de óbitos de hoje (31 óbitos) começa a concordar com o número de infetados diários que temos. O número de óbitos tenderá a aumentar e pode também vir a crescer de modo exponencial se não protegermos devidamente o Sistema Nacional de Saúde.

Apela-se à responsabilidade individual, pois se ela não existir, todos nós perderemos parte da nossa liberdade. Não é admissível que continuem a existir grandes ajuntamentos recreativos em locais com transmissão comunitária sabendo que isso irá produzir “morte”. É importante que cada um de nós vá chamando à atenção às falhas de segurança dos outros. Não temos que ser polícias, mas qualquer de nós facilmente se distrai, e este, não é tempos de distrações.

A imagems ilustrativa é do "O Observador".


Félix Rodrigues



56 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores