• Félix Rodrigues

Medir a evolução do cancro nos Açores com tendências e modelos até 2025

Gonçalo Forjaz, Huann-Sheng Chen,Nadia Howlader, Raul Rego, Vitor Rodrigues e Angela Mariotto publicaram na prestigiada revista "Cancer Magazine" um artigo sobre as tendências e as projeções de evolução do cancro no Arquipélago dos Açores até 2025.

Afirmam que medir a evolução do cancro se torna mais preciso quando em simultâneo se analisam as tendências da incidência, da sobrevivência e da mortalidade.

No estudo agora publicado analisam os dados de incidentes diagnosticados entre 1997-2016 e que foram acompanhados até 31 de dezembro de 2017.

Os dados de mortes por cancro que ocorreram entre 1991-2016 foram extraídos do INE. Para estimar as tendências temporais, aplicaram um modelo de joinpoint a taxas ajustadas por idade.

Na estimativa de sobrevivência líquida de cinco anos dentro do quadro de sobrevivência relativa usaram o estimador Pohar-Perme que estima o número de casos e mortes para 2025.

As análises realizadas apontam para que nos homens, a incidência e mortalidade possam diminuir para o cancro de estômago, laringe e próstata e que nas mulheres, a mortalidade

possa diminuii para o cancro da mama e cervical. A sobrevida relativa de cinco anos melhorou para vários tipos de cancro, com a maioria deles com melhorias pronunciadas, como por exemplo no cancro da próstata, nos homens, e cancro colorretal, nas mulheres.

As mesmas projeções apontam para que a incidência e mortalidade possam aumentar para o cancro colorretal nos homens e no cancro de pulmão nas mulheres. Tendo isso em conta, os autores esperam que os encargos de incidência e mortalidade aumentem em 2025.

Apontam para a necssidade de reduzir o uso do tabaco e combater a epidemia da obesidade que são os dois fatores de saúde pública prioritários para o controle do cancro nos Açores.

O artigo pode ser lido na sua versão inglesa em https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1877782120301442?via%3Dihub , para quem tem acesso à revista.



49 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores