• Félix Rodrigues

Nós não somos clientes da democracia somos utilizadores: Eleições Regionais dos Açores

Houve em tempos uma proposta do Partido Socialista que pretendia criar governos de ilha. Assim, nos Açores existiriam dez governos: Um por cada ilha e um Governo Regional. Implicava essa proposta que para existir um governo teria também que existir Assembleias e Parlamentos. Assim, teríamos pelo menos 9 Assembleias de ilha ou 9 parlamentos, mais uma Assembleia Regional. Poderíamos fazer isso até à exaustão e em nome de democracia.

De facto, em cada eleição para a Assembleia Regional e uma vez que os círculos eleitorais são de ilha, é como se estivéssemos a eleger um governo de ilha, que tem número variável consoante o número de eleitores da ilha. Neste contexto cada ilha deve pensar exclusivamente nas listas do seu círculo eleitoral, como se estivesse a eleger o seu governo de ilha porque na realidade ninguém elege o Presidente do Governo Regional e muito menos Secretários regionais. Faz-me impressão cartazes em que dão a entender que determinadas ilhas estão a votar em Vasco Cordeiro. Com exceção dos micaelenses, ninguém vota, mesmo que queira, em Vasco Cordeiro.

Quando vejo grandes outdoors espalhados pelas ilhas com o slogan do Partido Socialista “Vasco Cordeiro o Nosso Presidente”, especialmente em campanha eleitoral, incomoda-me porque não voto em Vasco Cordeiro, mas considero-o o meu presidente até às próximas eleições. Poderá voltar a ser o meu presidente, se os “eleitos nos governos de ilha” assim o quiserem.

Nós não somos clientes da democracia, caso contrário falaríamos de clientelismo, somos apenas utilizadores do sistema democrático. A democracia deveria ter a capacidade de nos esclarecer e não de esconder os verdadeiros rostos daqueles que nos representarão e aos quais devemos pedir justificações.

Não nos deixemos enrolar... Não há nenhuma revolução nas escolhas democráticas, há apenas visões do futuro diferentes.



Félix Rodrigues

27 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores