• Félix Rodrigues

Nadar com tubarões azuis nos Açores

A experiência de mergulho "Nadar com tubarões" pode ser conseguida em diversas partes do mundo, incluindo os Açores. Por vezes não se trata de nadar com tubarões mas com cetáceos, como por exemplo o "Tubarão-baleia" que de tubarão tem apenas o nome.

Há pareceres que afirmam que pode ser perigoso outros que afirmam exactamente o contrário.

Nesta fotografia de Rui Caria, foi captado um tubarão nas águas do Arquipélago. Há de facto tubarões que se passeiam por aqui, mas que se saiba, apenas se ouviu um relato de um ataque de tubarão, que foi dirigido ao peixe que tinha sido capturado em caça submarina.

Diz o site de "Mergulho nos Açores" que:

"Os Açores são um dos poucos locais do mundo onde é possível nadar com um dos peixes mais rápidos dos Oceanos – o Tubarão Azul. Anualmente, centenas de mergulhadores de todo o mundo procuram estas ilhas para terem o prazer de, naquela que será uma das suas maiores experiências no alto mar, poderem estar no mesmo território que este incrível predador, que amigavelmente, os recebe no seu habitat.


O mergulho com tubarões azuis é possível em várias ilhas do arquipélago, no entanto o local mais visitado e berço desta actividade é o monte submarino Condor, localizado a cerca de 10 milhas da ilha do Faial e acessível a partir desta ilha e da ilha do Pico. Esta é, de facto, uma das experiências mais intensas que um mergulhador pode passar nos Açores, mergulhando “no azul”, enquanto ágeis sombras furtivas ganham forma emergindo das águas profundas em direcção à superfície. Cautelosos de início, à medida que a confiança é estabelecida estes predadores das profundidades são extremamente curiosos, aproximando-se e inspeccionando exaustivamente cada mergulhador com os seus sentidos apurados. Num mergulho típico, podemos contar entre 5 e 15 destes graciosos tubarões a deslocarem-se vagarosamente por entre os mergulhadores e de volta do barco."



Félix Rodrigues

110 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores