• Tomaz Ponce Dentinho

Neste país esmolar é uma prática levada a um extremo espantoso - Outubro de 1806! - Outubro de 2020?

Neste país esmolar é uma prática levada a um extremo espantoso. Mas há em Portugal duas classes de pedintes: os pedintes por indigência, miséria e fome; e aqueles que o fazem por superstição, arrogância e hipocrisia. Vivem em permanente competição uns com os outros, e tão desiguais são as armas com que lutam e tão diferente o modo de fazer a sua guerra à bolsa pública que se vêm diariamente em todas as grandes cidades do reino os pedintes por indigência agonizando nas mesmas ruas onde os seus antagonistas se contam entre os habitantes melhor alimentados e instalados.

Os primeiros, embora morrendo de fome e frio, raramente fazem um pedido. Dirigem um olhar lacrimoso ao primeiro rosto benevolente que vêem e esperam em silêncio o resultado desse apelo. Se recebem uma esmola ficam gratos, se não, erguem os olhos ao Céu e escapulem-se para os seus cantos escuros que os protegem do vento.

Mas os segundos adoptam um modo muito diferente em grupos, armam-se de um símbolo de curibeca e levando alguns papéis de formulário põem-se a caminho pelos departamentos do governo invocando em notas desajustadas a ideologia que está a dar. E do outro lado da rua as pessoas vão até às finanças para pagar a multa, a coima, o imposto disto e daquilo sabendo que nem isso serve para pagar o subsídio solicitado pelos curibecos.

Adaptado em itálico das Cartas de Portugal e Espanha, de Adam Neale, oficial do exercito inglês na Guerra Peninsular. Na altura os curibecos apontados por Adam Neale eram os frades das ordens religiosas que organizavam colectas pelas ruas das cidades.

10 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores