• Félix Rodrigues

Nova modalidade de turismo Low-Cost: Ocupar palheiros e pastagens

Há sempre forma de fazer turismo, algumas delas ultrapassando a linha do aceitável.

Paga-se uma passagem de um sítio qualquer para vir até ao Açores. O governo regional paga os testes de entrada. Trazem-se tendas para se instalarem em pastagens. Toma-se banho no tanque da água para as vacas. Compram-se três ou quatro papa-secos e duas bananas, etc, etc.

Afinal estes turistas só dão prejuízo, não pelo pouco dinheiro que tem mas pelos seus comportamentos.

Quem não tem dinheiro de facto também pode fazer férias, mas evidentemente que está limitado, mas mais limitado está porque não pode pura e simplesmente ocupar terrenos dos outros para se instalar ou usar casas devolutas para temporariamente ser a sua residência de férias.

Nos Açores existem parques de campismo, pousadas da juventude, alojamento local, hotéis de várias estrelas, logo, preços muito variados. Isto não é o fim de mundo ou ilhas virgens por descobrir.

Se os turistas não conseguem distinguir coisas essenciais, do tipo, não podem acampar sem ser em Parques de Campismo, alguns são quase gratuitos, não podem ensaboar-se no tanque da água para as vacas, porque a água é transportada para aí com outro fim, ou não respeitarem o uso das máscara nos espaços comerciais (e quando se a usa, a máscara também tapa o nariz). Se isso não for regulado e fiscalizado, mais dia menos dia podem perceber que as gentes destas ilhas podem deixar de ser simpáticas e tornar-se agressivas e a experiência turística pode não ser boa.

É muito curioso que os açorianos também estejam a fazer o mesmo. Será que é moda não respeitar a propriedade privada? Se calhar são os próprios jovens açorianos que lhes estão a dar o exemplo.

A fotografia ilustrativa é da autoria de Paulo Melo, na ilha de São Miguel, mas sabe-se que isto também ocorre na ilha Terceira.



Texto de Félix Rodrigues

646 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores