• Tomaz Ponce Dentinho

O voto no governo é menos certo que o voto na oposição

Enviámos os questionários no dia 28 de junho e compilámos as respostas no dia 30 de Junho. Dado que a amostra não é representativa dos eleitores o exercício vale mais pela mudança do sentido de voto do que pelo voto em si. A maior parte dos que responderam têm entre 40 e 60 anos.


Dos questionados, 52% dizem votar em partidos da oposição nas eleições regionais de Outubro, 27% têm intenção de votar no partido do governo, 20% ainda estão em dúvida e 1% declara que se vai abster.



Os mesmos questionados declararam em quem votaram nas eleições de 2016. 32% votaram no partido do Governo, 53% nos partidos da oposição, 9% abstiveram-se e 6% votaram em branco ou não tinham idade de votar.


O interesse desde exercício prende-se mais com a mudança de voto. 62% dos que votaram no Governo nas eleições de 2016 mantém o seu sentido de voto, 21% ainda não sabem, e 17% pensam votar nos partidos da oposição. Os que votaram na oposição em 2016 81% mantém o sentido de voto, 6% mudam para o partido do Governo e 13% ainda não sabe. Os que se abstiveram em 2016 dos nossos inquiridos apenas 13% se mantém nesse posicionamento, 25% votarão na oposição, 25% na situação e 38% ainda não sabem. Os que votaram em branco ou não podiam votar, querem votar, mas ainda não sabem em quem.



Sabemos que estes dados têm muitas limitações, mas permitem concluir que o voto no Governo é menos certo que o voto na oposição, pelo menos na pequena amostra de pessoas de quem obtivemos resposta aos questionários enviados. Estamos a trabalhar para encontrar uma amostra representativa da Região e de cada Ilha e contamos com a vossa colaboração na resposta aos questionários para isso.

44 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores