• Félix Rodrigues

Ontem foram resgatados dois jovens na ilha Terceira, pela Estação Salva-Vidas de Angra?

Em nota de AMN/RÁDIOILHÉU, diz-se que "A Estação Salva-vidas de Angra do Heroísmo resgatou ontem dois adolescentes que navegavam numa embarcação à vela que virou ao largo de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, Açores". No entanto O Clube Náutico de Angra do Heroísmo faz um esclarecimento que segue no final desta nota.


Continua a nota da AMN/Rádio Ilhéu dizendo que "O alerta foi dado pelo Clube Náutico de Angra do Heroísmo, informando que uma das embarcações à vela que se encontrava a realizar treinos se tinha perdido devido às condições meteorológicas adversas (nevoeiro e vento forte) que se faziam sentir.


Foi de imediato ativada a Estação Salva-vidas de Angra do Heroísmo que, com recurso à embarcação “SR38”, iniciou buscas pela embarcação, tendo esta sido intercetada a cerca de cinco quilómetros a sudoeste da costa.


A embarcação encontrava-se adornada e os adolescentes no mar, tendo a Estação Salva-vidas efetuado o seu resgate e rebocado a embacarção à vela até ao porto de Angra do Heroísmo.


Os jovens encontravam-se bem, não tendo sido necessária assistência médica."




A Direção do Clube Náutico de Angra do Heroísmo, e face à noticia de ontem que atribui ao "Açoriano Oriental" informa que não teve qualquer actividade de vela, nem de qualquer outra modalidade no dia referido, mais se informa que perante tal noticia que o clube não tem modalidade de vela, após se ter informado do sucedido, rejeita qualquer envolvimento no incidente (Nota do Presidente do CNAH José Gabriel Álamo).

Relativamente a esse mesma notícia, o Açoriano Oriental publica que:

"Esclarecendo a informação que havia sido enviado à comunicação social na quarta-feira pela Autoridade Marítima Nacional, o capitão do porto de Angra do Heroísmo explicou que ao contrário do que a Autoridade Marítima Nacional afirmou não foi realizado o resgate de qualquer adolescente, tendo sido apenas prestado apoio no reboque de uma embarcação de vela 4,20 que se tinha virado e que as pessoas que se encontram na água na fotografia que foi enviada à comunicação social são o treinador do clube e um membro do Instituto de Socorro a Náufragos (ISN).

Explicou ainda que ao contrário do que era indicada na nota da Autoridade Marítima Nacional a embarcação envolvida não pertencia ao Clube Náutico de Angra do Heroísmo.


Já o presidente do Angra Iate Clube, Augusto Silva, frisou que nunca houve atletas em perigo e que o clube recolheu todos os atletas do mar assim como as restantes embarcações, tendo esta embarcação 4,20 da escola de vela ficado para trás porque tinha virado.

Augusto Silva explicou que só depois dos atletas estarem todos no pontão é que foi contactada a Capitania a pedir ajuda para o reboque desta embarcação."

306 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores