• Tomaz Ponce Dentinho

País sem Rumo

Não sei se sentem o mesmo que eu, mas desde que Mário Centeno deixou de ser Ministro das Finanças parece-me que o país deixou de ter referências.

As entidades como as famílias, empresas, regiões e países são naturalmente complexas, mas regem-se por comportamentos simplificados que ao fim e ao cabo se reduzem a dois: 1) Ou tentam maximizar os objetivos sujeitos aos condicionamentos que têm ou 2) procuram reduzir os custos tendo fixos os objetivos.

Na falta de objetivos claros com que os governos minoritários têm de lidar o governo da geringonça adequou-se com sabedoria aos condicionalismos dos tempos e tratou de restringir os gastos nomeadamente os gastos de investimento que o Governo de Passos Coelho não podia reduzir tendo em atenção os interesses que o ajudaram a colocaram no poder. E foi ainda mais longe quando António Costa perguntou aos professores que lhe dissessem “de quem iria tirar para lhes dar a eles?” cumprindo zelosamente as restrições meticulosamente calibradas de Mário Centeno.

O facto é que Centeno tem boa capacidade para regular a política monetária em coordenação com o Banco Central e, para além do mais ganhará três vezes mais o que não é despiciente para nenhuma família.


Todavia, sem um objetivo de redução de custos e não querendo por em causa as rendas dos setores da energia, dos transportes, da água e da banca que no fundo impedem o desenvolvimento e perdendo um Ministro que lhe dava o rumo da redução dos custos, António Costa fica sem jeito e a jeito dos desastrosos programas de fomentos dos hidrogénios e dos TGVs que os engenheiros de voz contida querem implementar com o dinheiro dos outros.

Paguem ao Mário Centeno, Ministro das Finanças, o ordenado do Governador do Banco de Portugal e o país voltará a ter rumo. Como vai indo é pelo menos alarmante.

22 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores