• Tomaz Ponce Dentinho

Paulo Silveira aprovado com distinção no Doutoramento em Gestão Interdisciplinar da Paisagem - Évora


Paulo Jorge Ávila da Silveira foi aprovado com distinção no Doutoramento em Gestão Interdisciplinar da Paisagem com a tese Modelo de Interação Espacial: Um instrumento para o planeamento e análise do território. O júri constituído pelos Professores Teresa Pinto Correia, João Paulo Almeida Fernandes e José Muñoz-Rojas da Universidade de Évora, por José Dias Coelho da School of Business and Economics da Universidade Nova de Lisboa, por Maria de Belém Freitas da Universidade do Algarve, por João Tenedório da Universidade Nova de Lisboa e por Tomaz Ponce Dentinho da Universidade dos Açores decidiu por unanimidade a classificação do candidato que apresentou e defendeu a sua tese no dia 21 de Setembro na Universidade de Évora.

O trabalho, orientado pelos Professores Tomaz Ponce Dentinho e Eduardo Brito de Azevedo, desenvolve um modelo informático (SIMLU), a qual implementa um modelo de interação espacial do uso do solo, com o propósito de analisar as relações entre o Homem, a economia e o ambiente, de forma a entender como determinados fatores edafo-climáticos (que condicionam a aptidão do solo), económicos, tecnológicos, demográficos e regulamentares, influenciam a ocupação e o uso do solo.

O modelo permite simular a ocupação do solo ao longo do tempo e do espaço, face a cenários de mudanças climáticas, distribuindo emprego por atividade e população pelas diferentes zonas consideradas, gerando repercussões na ocupação do território, na estrutura socioeconómica das populações e no valor da terra.

A partir dos cenários de alterações climáticas (RCP4.5 e RCP8.5), previstos no Quinto relatório de avaliação do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (AR5- IPCC), aplicou-se o SIMLU a dois casos de estudo com características distintas: Tahaddart no Nordeste de Marrocos e na ilha Terceira no Arquipélago dos Açores.

O modelo foi calibrado e validado para cada um dos dois casos de estudo, onde progressivamente foram introduzidas melhorias ao nível da capacidade de cálculo, análise

e apresentação dos resultados, passando desde a primeira versão em formato Excel (SIMLU V1.0), para a versão atual (SIMLU V2.0) numa aplicação autónoma e independente com interface gráfica para utilizadores.

Para o caso de estudo de Tahaddart e áreas adjacentes, foram considerados para cada cenário RCP’s (horizonte temporal de 2099) dois tipos de sub-cenários: ocupação do uso do solo com base na estrutura produtiva e das aptidões de referência (2011) e ocupação do território através substituição do uso. Para cada cenário tratado, face à situação de referência, verificou-se uma diminuição da população que variou entre os 5800 e os 13000 habitantes (RCP4.5) e entre 42000 e os 47000 habitantes (RCP8.5).

Para o caso de estudo aplicado á ilha Terceira, utilizou-se unicamente o cenário regionalizado RCP8.5 (horizonte temporal de 2099), não sendo admitido a substituição de uso relativamente à variação das normais climatológicas utilizadas (temperatura média anual e precipitação anual acumulada). Foi ainda considerado a redução dos postos de trabalho na Base Área das Lajes - BA4. Estimou-se o impacto na população e no valor da

terra, resultante das alterações climáticas e da BA4. Dos resultados obtidos, assiste-se uma considerável diminuição da área de pastagem, que resulta na perda direta de cerca de 195 empregos ligados ao sector da pecuária a que se juntam 285 postos de trabalho suprimidos na BA4. O cenário simulado traduz-se numa diminuição de 2599 habitantes (cerca de 4% da população da Terceira em 2011) e uma diminuição global do valor da terra de cerca de 524 milhões de euros.


528 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores