• Félix Rodrigues

Por que se usa tão mal o termo "significativo"?

É preciso conhecermos bem o sentido das palavras e o contexto onde são usadas para que a mensagem tenha sentido.

Irrita-me o uso indiscriminado da palavra significativo, pois quando errado dá a noção de se querer usar um conceito que não se domina.

Quando nas notícias de hoje se diz que "Espanha teve um aumento significativo do número de casos", o que é que isso quer dizer? Que esse aumento tem determinado significado ou sentido. Que sentido é esse? Quer dizer que aumentou? O uso da palavra significativo nessa frase é incorrecto pois exige uma comparação com algo ou com um período de tempo.

Há quem use a palavra significativo, como sinónimo de pequeno, o que é completamente errado. Por exemplo usar-se a expressão: "Isso não é significativo" para desvalorizar algo. Essa expressão ainda é pior do que a anterior, pois exige que se tenha feito um teste estatístico de significância.

Também se pode usar "significativo" para algo que contém informação importante ou interessante. Isso não se adequa a "Espanha teve hoje um aumento significativo de casos" porque essa importância é relativa, especialmente se compararmos com o número de casos diários dos Estados Unidos, do Brasil ou da Índia. Interessante, também não é, a não ser que se trate de sarcasmo.

Significativo é algo que se exprime com clareza, é expressivo, ou é eloquente. Isso raramente se aplica a doenças, a não ser quando se tratam de dados estatísticos.

Se não se fazem testes estatísticos e se usa o termo "significativo", deveria esperar-se que o interlocutor perguntasse qual foi o nível de confiança utilizado; 99% ou 95%?




Félix Rodrigues


34 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores