• Tomaz Ponce Dentinho

Portugal, Angra e Família - Tendas comuns para Islamitas, Cristãos, Judeus e Ateus

Realizou-se ontem dia 30 de Setembro de 2020 no Salão Nobre da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo uma Conferência sobre o Diálogo entre Cristãos e Muçulmanos que teve como palestrantes a Professora Faranaz Keshavjee, islaelita, portuguesa e nascida em Moçambique e o Professor Padre Júlio Rocha, cristão, português e nascido nos Açores.

Constatou-se que os muçulmanos sabem mais de Jesus que os cristãos sabem de Maomé assim como os cristão sabem mais de Abraão, Isaac, Jacob, Moisés, David e Elias do que os judeus sabem de Jesus. É natural que seja assim porque os muçulmanos enraízam a sua história em grande parte em Jesus e porque o cristianismo provém do judaísmo. Mas é bom que saibamos uns dos outros para acrescentarmos o nosso saber e para que possamos ultrapassar ideologias cristalizadas que deturpam aquilo em que acreditamos e nos afastam um dos outros.

Passar da ignorância ao conhecimento, do conhecimento à tolerância passiva e civilizada, desta à tolerância interativa e finalmente ao amor. E para amar é preciso estar próximo não necessariamente em tendas separadas e falhas como nos foi ilustrado, mas em tendas comuns que são o mundo em que vivemos: Portugal, Angra do Heroísmo, as nossas famílias tentaculares,...aí onde o perdão e a ação acontecem naturalmente com o tempo no espaço do próximo.

É por isso que "a Deus o que é de Deus e a César o que é de César", porque César ou as tendas são naturalmente de Deus. Para os cristãos Deus dá a liberdade, para os muçulmanos a certeza de um consolo; mas é o mesmo Deus que consola, que liberta e que nos faz amar e perdoar. O problema é quando as tendas dos países, das terras e das famílias querem ser Deus.




111 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores