• Félix Rodrigues

Portugal com o número de óbitos diários a subir

O número de óbitos em Portugal tem vindo a crescer de modo preocupante. Hoje temos 16 óbitos e 1208 novos casos de infeção. Os números no final da semana tenderão a subir. Totalizam-se oficialmente 2110 óbitos no país, mas outras contas apontam para que os óbitos oficiais diretos e indiretos da pandemia estejam subavaliados.

O Financial Times acompanha o excesso de mortalidade em vários países no mundo e dá a Portugal um excesso de mortalidade no período da pandemia de 7300 óbitos, mais do dobro dos que foram registados como sendo óbitos por Covid-19. Esses óbitos apresentam picos muito semelhantes ao da infeção só que estão ligeiramente desfasados no tempo.

Já há vários meses que refiro que esses números (excesso de mortalidade) são preocupantes e deveria obrigar-nos a olhar para eles para perceber quantas pessoas morrem com Covid-19 não detetado ou que morrem por falta de cuidados hospitalares. É óbvio que os hospitais estão a entrar numa fase de rotura e isso fará crescer a mortalidade por Covid-19 e por falta de pessoal e meios para atender às restantes patologias ou morbilidades da população portuguesa.

A Costa Rica, o Japão e Portugal deverão passar amanhã ou depois à frente da China numa escala de valores absolutos de infetados. Essa era uma meta impensável.

Temos em Portugal acumulados neste momento 89121 infetados e a China tem 90838 casos.

Todos necessitamos de fazer um esforço concertado relativamente à perceção do risco. Há gente que dada a pouca literacia científica que têm desvaloriza o seu risco e especialmente o risco a que submete os outros. O exemplo mais negativo disso que se pode dar é o de Donald Trump. Era bom que todos nós nos negássemos a segui-lo, pois para ele, que é um iletrado científico, o seu comportamento é seguido por gente que desvaloriza a doença e a vida dos outros. Não o façamos porque a mortalidade oficial por Covid-19 vai continuar a subir e as mortes indiretas sem razão aparente também.



Félix Rodrigues

64 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores