• Félix Rodrigues

Portugal volta a ter mortalidade acrescida nos últimos dois dias.

Os números diários da Covid em Portugal tem-se mantido relativamente constantes e elevados nesta semana. Ontem tivemos 854 novos casos e seis óbitos hoje tivemos 888 casos e outros seis óbitos. Ultrapassámos a barreira dos 77 mil infetados (77284 casos acumulados).

A letalidade diária é muito baixa e tem-se mantido em torno dos 0,7%. Há tendência de aumentar e de esse efeito estar retardado no tempo. Pode também haver mortes não contabilizadas uma vez que a mortalidade acrescida relativamente a dias homólogos de anos anteriores tem valores de 42 óbitos e 18 óbitos, respetivamente. Se toda essa mortalidade acrescida for considerada Covid, então a taxa de letalidade em Portugal nestes dois dias seria de 5,6% (muito elevada anteontem) e de 2,0% (normal) ontem.

A letalidade a nível mundial situa-se nos cerca de 3%.

A Costa Rica com cerca de 5 milhões de habitantes passou à frente de Portugal na tabela de infeção mas o número de mortes é cerca de metade dos óbitos de Portugal. A letalidade média em Portugal é elevada e devemos tentar perceber as suas causas. Uma das razões está muito provavelmente associada ao envelhecimento da população portuguesa relativamente à população da Costa Rica e de outros países e outra razão pode também resultar da diminuição de atos médicos. O que é importante é salvar vidas sejam de doentes com Covid-19 sejam de doentes com outras patologias.

A imagem da BBC representa o excesso de mortalidade provocado por Covid-19 no mundo, até 18 de junho de 2020.



Félix Rodrigues

8 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores