• Félix Rodrigues

Posição do Professor Tomás Dentinho sobre o "Air Centre"

Partilha-se notícia do jornal Diário Insular, como o título:

Aproveitar "Air Centre" depende da "atitude" dos Açores.


O que o "Air Centre"- Centro Internacional de Investigação do Atlântico vai significar para os Açores depende também de uma questão de "atitude", defende o economista e membro da APDR (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional) Tomaz Dentinho.

O tema vai estar em análise no 27º congresso da APDR, que se realiza na Terceira, a 10 e 11 do próximo mês.

"Vai haver uma sessão especial sobre o Air Centre onde serão apresentados os desenvolvimentos feitos por este programa. Tem a contribuição de investigadores sediados no Continente e investigadores sediados no TERINOV. A questão está na atitude das pessoas. Ou, alternativa A, como diziam num encontro do Air Centre na Praia da Vitória os ministros da Índia e da África do Sul: Aproveitamos as tecnologias do Espaço para fazer a gestão sustentável dos recursos do mar e da terra para o desenvolvimento regional sustentável. Ou, alternativa B: Essas tecnologias servem apenas para a recolha e processamento de dados para benefício de outros", afirmou ao DI.

Para o economista, "a questão para a Terceira e para os Açores é se queremos apenas ser coletores de dados através de equipamentos sofisticados feitos por outros, ou se queremos fazer a gestão sustentável do mar, do ar e da terra para o desenvolvimento das pessoas e dos sítios".

"Sem criação de saber local com mestrados e doutoramentos na área da sustentabilidade e do desenvolvimento não creio que seja fácil. Mais angustiante é quando somos nós que impedimos esses cursos. O que vale é que outros - na Índia, na África e na América os aproveitam", avança.

A inscrição no congresso, que decorrerá no TERINOV, é limitada a 45 pessoas devido aos constrangimentos colocados pela Covid-19. "Haverá 24 apresentações presenciais e 100 apresentações on-line", precisa o também professor da Universidade dos Açores.

Este evento, que se debruça sobre a sustentabilidade da gestão do mar na perspetiva do desenvolvimento regional, conta com nomes como Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior ou Assunção Cristas, ex-ministra do Mar. Também marca presença Ricardo Serrão Santos, ministro do Mar, além de vários investigadores estrangeiros.



31 visualizações
acda_cubo.png

Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores
Canada de Belém

TERINOV - Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira - Sala B4

9700-702 Terra Chã, Angra do Heroísmo

NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

© Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores